Whey protein não é só para os fortões
- Bem prescrito, ele ajuda muita gente a conquistar um corpo firme, forte e saudável.
- Apesar de esse produto ter se tornado popular entre os marombeiros, engana-se quem pensa que se trata de um item sintético ou cheio de hormônios. Na verdade, é a proteína do soro do leite, um elemento proveniente da indústria de laticínios.
E o que o produto tem de tão especial?“Ele reúne proteínas de alto valor biológico”, resume o médico Guilherme Giorelli, da Associação Brasileira de Nutrologia. Em outras palavras, contém todos os aminoácidos – as moléculas constituintes das proteínas – de que o nosso organismo necessita mas é incapaz de fabricar. Pra melhorar, no whey eles vêm aos montes, respondendo por 35 a 90% de sua composição. No leite ,esse índice não passa de 20%. - Benefício extraRecorrer ao suplemento também é uma boa pedida para acelerar a recuperação de bíceps, tríceps e companhia. Além da leucina, um aminoácido do whey capaz de contribuir bastante nessa empreitada é a arginina, que aumenta o fluxo de sangue pelo corpo. Com isso, mais nutrientes e oxigênio desembarcam na musculatura para repará-la. Em última instância, os incômodos que surgem após a ginástica desaparecem depressa e há uma maior disposição para voltar a exercicio no dia seguinte.
Os tipos de whey
Concentrado
Tem de 35 a 80% de proteína. Quanto mais alto o valor, menor a presença de gorduras e minerais.Isolado
Mais puro, reúne cerca de 90% de proteína, com resquícios mínimos dos demais compostos do soro do leite.Hidrolisado
Costuma concentrar 80% de proteínas. A vantagem: elas estão quebradas em pequenos pedaços, os peptídeos. Logo, digestão e absorção são facilitadas.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos